#14 – Quem a Pública deve entrevistar?

Votação encerrada.

Quem você gostaria que a Pública entrevistasse na próxima Entrevista dos Aliados?

Muitos temas atuais merecem ser discutidos em profundidade, como a CPI da Covid, os problemas na vacinação, a posição delicada do Brasil no cenário internacional, a violência em operações policiais, os cortes de verbas em universidades federais, entre outros. Na primeira etapa da enquete, os Aliados têm liberdade para sugerir nomes de qualquer área do conhecimento para entrevistarmos. Depois, todos poderão votar para escolher quem será entrevistado e enviar perguntas!

Na primeira etapa, os Aliados enviaram ótimas sugestões de entrevistados, que vão desde jornalistas até políticos, antropólogos e lideranças de movimentos sociais. Após uma pequena triagem, em que tiramos da enquete quem já entrevistamos, chegamos a 31 nomes.

Agora, na segunda etapa, você tem até segunda, 31/05, às 23h59 para votar. Participe!

Se você tiver algum problema para participar da enquete, envie um email para aliados@apublica.org que nós iremos te ajudar a resolvê-lo. Confira aqui todas as Entrevistas dos Aliados que já realizamos.

Apenas Aliados podem votar.

Michel Gherman, historiador

Historiador, Professor da UFRJ, membro do Núcleo de Estudos Judaicos. Me parece importante entender esta "Israel Imaginária" do Bolsonarismo e compreender a lógica desta ultra-direita.

6.6%

Aline Passos, professora de Direito Penal

Aline é uma voz importante no debate sobre abolicionismo penal no Brasil. Pode falar sobre guerra às drogas, Lava-Jato e muitos outros temas importantes.

2.2%

Glauber Braga, Deputado Federal pelo Psol

O desafio de ser esquerda atuante num estado dominado pelas milícias

5.5%

Mauro Silva, presidente da Unafisco Nacional

Ele poderia dar valiosas informações sobre os privilégios tributários existentes, e falar também sobre sonegação fiscal e os crimes das pessoas ricas.

1.1%

Caio Penido Vechia, produtor rural

Presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac)

0%

Charles Alcântara, Presidente da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital)

A população precisa ser informada sobre as mudanças previstas no sistema tributário.

0%

Marcelo Gleiser, físico e astrônomo

Vem fazendo um ótimo trabalho de divulgação científica em sua área e está atento à imagem do Brasil no exterior

3.3%

Ricardo Castro Cazajeira, advogado

Ele é presidente da Associação Nacional das Advogadas e Advogados de Direito Digital (ANADD). Gostaria de ouvir da falta de informação e cuidado do Governo Federal com a proteção à privacidade e aos dados dos brasileiros, que sequer sabem sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

0%

Rubens Ricupero, jurista e ex-diplomata

Gostaria de ouvir sua opinião sobre a situação do Brasil no cenário internacional em relação a meio ambiente, vacinas e outros temas de relevância.

1.1%

Carolina Grillo, doutora em antropologia

Ela é a pesquisadora responsável pela pesquisa que fundamentou a ADPF das favelas impedindo operações policiais. Gostaria de ouvir o que ela acha sobre o crescimento das milícias no RJ e sobre o descumprimento da decisão do STF que impedia as operações nas favelas, como a chacina do Jacarezinho.

6.6%

Valter Pomar, historiador e dirigente nacional do PT

Fundador da tendência Articulação de Esquerda, herdeiro de Pedro Pomar (comitê central do PCdoB assassinado em 1976), Valter é um dos melhores analistas conjunturais do Brasil

1.1%

Arturo Guido Palomba, médico psiquiatra sugerido/a/e 2 vezes

Gostaria que o Dr. Arturo Guido Palomba, com sua especialidade em Psiquiatria Forense, traçasse o perfil de Jair Bolsonaro.

0%

Alexandre de Moraes, ministro do STF

Para ele falar sobre os perigos da desinformação na eleição de 2022 e sobre como está o inquérito das fake news. Vai dar em pizza?

8.8%

Dalva Maria Soares, doutora em Antropologia

Dalva é especialista em Carolina Maria de Jesus e literatura de mulheres negras periféricas, sua fala é sempre política e forte

0%

Merval Pereira, jornalista

É uma das pessoas com maior experiência política no jornalismo brasileiro e, em tempos de cpi da covid, tem muito a dizer.

1.1%

Joel Luiz Costa, advogado e morador do Jacarezinho

Após a chacina do Jacarezinho, o discurso do João viralizou nas redes sociais e com a eminência do tema, é fundamental trazer o aspecto jurídico e pessoal das operações policiais e seu histórico desastroso.

18.7%

Claudia Visoni, co-deputada estadual pela Bancada Ativista em São Paulo

Há muita pressão dos prefeitos da região de Atibaia/SP para revogar o plano de manejo da área de proteção ambiental da Cantareira, que garante a água de qualidade para São Paulo.

0%

Davi Kopenawa Yanomami, liderança yanomami

Os Yanomami estão sofrendo violentos ataques. É urgente dar visibilidade aos povos originários e à questão ambiental. Talvez disso dependa a nossa sobrevivência enquanto espécie.

15.4%

Marcelo Freixo, deputado federal

Exercendo a presidência da CPI das Milícias em 2008, o deputado Freixo adquiriu experiência rica para cobrarmos resultados concretos da atual CPI da Covid.

0%

Renan Calheiros, senador

Muitas interessantes questões de interesse público a divulgar e debater.

0%

Paulo Ghiraldelli, filósofo

Foi a primeira pessoa (há mais de 1 ano!) a falar que estamos diante de uma "sindemia", e não "pandemia", o que exige ações políticas para enfrentar a Covid.

0%

Carmem Migueles, professora

Gostaria de ouvir a opinião dela sobre renovação política, uma avaliação sobre o experimento do partido Novo e como ele tem se aproximado de Bolsonaro.

0%

Rawa Alsagheer, refugiada palestina

Rawa é palestina, sabe contar sobre um Estado potente versus um povo com pouca visibilidade, objeto de manobras de diferentes interesses. Pergunta: "onde estão os nossos aliados?"

2.2%

Isabel Cristina Fonseca da Cruz, professora de enfermagem da UFF

Coordena núcleos de estudos para intensivistas e métodos dialíticos e transplante. Para ela, o racismo entranha-se na construção de protocolos de gestão da saúde, inclusive nas escolhas de quem vive e morre.

0%

Ricardo Kotscho, jornalista

Como um dos mais experientes jornalistas do pais, gostaria que Kotscho abordasse o papel do Jornalismo e do jornalismo na crise politica brasileira e mundial.

3.3%

Tasso Jereissatti, senador

Possivel nome de candidato a presidente de centro, fora da polarização. Foi um ótimo governador do Ceará, derrubou a oligarquia preexistente, induziu Ciro Gomes como seu sucessor.

3.3%

Silvio Almeida, advogado, filósofo e professor universitário

Pelo papel central na luta democrática do combate a exclusão da população negra dos direitos de todos os brasileiros. Apesar de vir sendo ampliado, o espaço dos intelectuais negros nos meios de comunicação ainda são limitados. O professor Silvio, com sólida formação tem estado presente nas discussões centrais do atual momento.

2.2%

Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária

A meu juízo, é o mais competente analista político do país.

0%

Bianca Santana, jornalista e ativista

Militante negra que está lançando Continuo Preta, biografia excelente de Sueli Carneiro. Duas figuras fundamentais da negritude.

0%

Amauri M. Pereira, doutor em Ciencias Sociais

Sobre as comemorações da (falsa) Abolição da Escravidão no treze de maio, sugiro entrevistar os participantes do I Seminário Pensamento Negro Insurgente, realizado pela UFSB, neste 13/05.

0%

Maria Lucia Fattorelli, auditora fiscal aposentada e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida

Para entendermos como a Dívida Pública é um verdadeiro esquema, que rouba recursos públicos para entregar a banqueiros e rentistas privilegiados, ao mesmo tempo em que piora as condições socioeconômicas do povo, trava o desenvolvimento do país, e compromete nosso futuro.

17.6%

Comentários

  1. Sobre as comemorações da (falsa) Abolição da Escravidão no treze de maio, sugiro entrevistar os participantes do I Seminário Pensamento Negro Insurgente, realizado pela UFSB, neste 13/05, principalmente o prof. Amauri M. Pereira, Dr. em Ciencias Sociais (UFRRJ).

  2. Sugiro entrevista com Maria Lucia Fattorelli, auditora fiscal aposentada e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, e dedicada estudiosa do endividamento público. Para entendermos como a Dívida Pública é um verdadeiro esquema, que rouba recursos públicos para entregar a banqueiros e rentistas privilegiados, ao mesmo tempo em que piora as condições socioeconômicas do povo, trava o desenvolvimento do país, e compromete nosso futuro.

  3. É de sua importância uma avaliação do Dr. Guido Palomba, referência em Psiquiatria Forense. Li livros dele, durante minha graduação em Ciências Jurídicas.

Deixe um comentário