#17 – Quem a Pública deve entrevistar?

Votação encerrada.

Quem nós devemos entrevistar na próxima Entrevista dos Aliados? Você decide!

Na primeira etapa da enquete, todos os Aliados com assinaturas ativas puderam sugerir nomes para entrevistarmos. Nesta edição, recebemos um número recorde de sugestões: 37 nomes! Obrigada a todos que participaram. Como sempre, fizemos uma triagem com base em critérios de viabilidade e relevância jornalística. Optamos por não incluir na enquete pessoas com quem a Pública já fez entrevistas exclusivas no passado. Também retiramos os nomes de pré-candidatos às eleições de 2022, uma vez que planejamos pautar essas entrevistas dentro da nossa cobertura eleitoral nos próximos meses. 

Agora, estamos na segunda etapa: você tem até a próxima terça-feira, 19 de abril, às 23h59, para escolher uma opção de entrevistado da lista abaixo, que inclui renomados profissionais que refletem a diversidade de temas que interessam aos Aliados da Pública.

Na última etapa, nossa equipe agendará a entrevista com um dos nomes mais votados da enquete, e você poderá participar enviando suas perguntas.

Se tiver qualquer problema para participar, escreva para aliados@apublica.org. E não deixe de clicar aqui para conferir as Entrevistas dos Aliados que nós já fizemos.

Apenas Aliados podem votar.

Luisa Molina, antropóloga

Antropóloga que atua com os Munduruku no Tapajós, Oeste do Pará. Seria interessante ouvi-la sobre o avanço de Bolsonaro, Congresso e garimpos em terras indígenas.

31.8%

Gilberto Gil, músico

Músico, político e recém-empossado membro imortal da Academia Brasileira de Letras, Gil é uma figura histórica. Ele pode nos ajudar a entender a situação da política e da cultura no Brasil atual e vislumbrar caminhos para o futuro.

9.1%

Demétrio Magnoli, sociólogo

Pra falar sobre política, guerra e eleições. Além disso, foi meu professor de cursinho.

1.3%

Lama Padma Santem, líder religioso

Apresenta uma visão diferenciada sobre os tempos difíceis em que vivemos. Ele desenvolve comunidades cooperativas, exemplos para o estabelecimento de políticas públicas.

0.6%

Luciano da Ros e/ou Matthew Taylor, pesquisadores especialistas no judiciário brasileiro

Lançaram um livro importante e sofisticado, "Brazilian Politics on Trial: Corruption and Reform Under Democracy" (A política brasileira em julgamento: corrupção e reforma na democracia), que ainda não recebeu a atenção que merece por parte da mídia.

3.9%

Amilson Godoy, maestro

Conhece de dentro pra fora todo o processo de criação da Lei Rouanet. Seus projetos criados no final dos anos 70 e começo dos anos 80 foram os embriões da lei.

1.9%

Christian Dunker, psicanalista

Porque lançou um livro ("Lacan e a Democracia: Clínica e Crítica em Tempos Sombrios") que relaciona psicanálise e democracia.

3.9%

Representante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)

O Cebes tem proporcionado debates interessantes sobre as questões da saúde, do SUS, do orçamento, da Constituição de 1988, e da pandemia e suas consequências para a população mais pobre.

1.9%

Jairo Nicolau, cientista político

Cientista político e pesquisador que estuda partidos e sistemas eleitorais. É ano eleitoral, portanto é necessário discutir a crise das democracias liberais e a escalada da extrema direita.

1.9%

Alan Campos Elias Thomaz, advogado

Creio que seria interessante saber como pensa o representante do Telegram no Brasil

1.9%

Lênio Streck, jurista

Maior autoridade brasileira em hermenêutica constitucional. Ideal para este momento de caos institucional e para saber o que são as 4 linhas da Constituição de que fala Bolsonaro.

1.3%

Representante da Casa Hope - Apoio à Criança com Câncer

Vale conhecer a história.

0%

Renata Libonati, metereologista

Coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ (@ufrj_lasa), é uma das principais pesquisadoras sobre queimadas no Pantanal.

1.3%

Otacílio Ribeiro, líder comunitário

O Otacílio é representante dos clubes de futebol de várzea do Campo de Marte, área de importante função social na Zona Norte paulistana e que está sob ameaça de privatização.

1.9%

Sabrina Fernandes, socióloga

Porque é uma pessoa muito estudiosa, lúcida e corajosa que não é tão conhecida como deveria.

7.8%

Guilherme Terreri, drag queen Rita Von Hunty

É um educador essencial, atua no campo da arte-educação, tem canal no Youtube com 1 milhão de inscritos. Suas reflexões sobre cultura e Brasil precisam ser disseminadas por este país.

8.4%

Hugo Albuquerque, advogado

Editor da editora Autonomia Literária e publisher da Jacobin Brasil. Ele faz excelentes análises sobre questões geopolíticas contemporâneas.

0.6%

Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente

Pensei nele para abordar toda a parte de Meio Ambiente: o que ele já fez, do que já participou e o que acha fundamental no momento.

0%

Alberto Acosta, político e economista equatoriano

Publicou vários livros, entre eles "O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos", "Pós-extrativismo e decrescimento: saídas do labirinto capitalista" e "Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento"

8.4%

Mino Carta, jornalista

Ninguém fala sobre sobre os crimes de Fernando Collor de Melo, Aécio Neves, Romero Jucá e outros corruptos comprovados. Todos ocupando altos cargos legislativos. Sugiro o jornalista Mino Carta para falar sobre isso.

11.7%

Comentários

  1. Tem muitas opções maravilhosas, foi difícil escolher.
    Mas eu vou ficar nesse momento com Lênio Streck, sou formada em direito e nunca ouvi falar nas 4 linhas da constituição que o presidente tanto fala, a minha tinha muito mais do que quatro linhas, e das que estudei o atual presidente já ultrapassou todas.
    Gostaria muito de entender a quanto vai o judiciário, e se essa família vai um dia pagar por todo o mal que vem causando, mas principalmente, por agir tão acima de nossas leis.

  2. Ninguém fala sobre sobre os crimes de Fernando Collor de Melo, Aécio Neves, Romero Jucá e outros corruptos comprovados. Todos ocupando altos cargos legislativos. Sugiro o jornalista Mino Carta para falar sobre isso..
    Ricardo Ferreira

Deixe um comentário