#5 – Quem você gostaria que a Pública entrevistasse?

Votação encerrada.

Aliados da Pública podem sugerir nomes para a Pública entrevistar. A escolha é feita em duas etapas. Na primeira fase, recebemos nomes enviados por nossos aliados. Agora, fizemos uma enquete com as sugestões. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não entrou na disputa pois a Agência Pública já está na fila para entrevistá-lo.

Participe! Leia os nomes e as justificativas enviadas pelos aliados, pense bem e escolha quem a Pública deve entrevistar.

 

Apenas Aliados podem votar.

Maria Homem, psicanalista

Seria interessante ouvi-la para entender um pouco mais do cenário político atual sob os aspectos psicanalíticos.

4.1%

Fábio Castro, jornalista, professor da Universidade Federal do Pará, dos cursos de pós-graduação do curso de Comunicação Social. É autor de vários livros.

Falar sobre a Amazônia, seus livros, análise do momento no país....

0.7%

Carlos Afonso Nobre, climatologista

Cientista brasileiro, autoridade mundial sobre ambiente e mudança climática.

4.1%

Ricardo Abramovay

Uma das melhores vozes sobre economia do Brasil e raramente é entrevistado no formato ping

0.7%

Dias Toffoli

Para entender a posição dele em relação a Lava Jato antes e depois do PT como alvo, a relação com o governo Bolsonaro e s posições contrárias à Liberdade de imprensa e de expressão

2.7%

Bernard Appy, Diretor do Centro de Cidadania Fiscal

O economista é o principal mentor da proposta de Reforma Tributária que tramita na Câmara como PEC 45/2019.

0%

Sabrina Fernandes, professora da UNB e criadora do canal Tese Onze sugerido/a/e 2 vezes

Gostaria de uma entrevista aprofundada sobre o desenvolvimento da esquerda no Brasil, que ela aborda no livro "Sintomas Mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira"/Sabrina faz parte da teoria e militância de vanguarda na esquerda. É ecossocialista, perspectiva que dialoga muito com a atualidade devido à negação do produtivismo.

6.2%

Eliane Brum

Uma das pessoas com maior sensibilidade para analisar o Brasil atual.

2.1%

Pastor Henrique Vieira

O Pastor Henrique Vieira possui uma visão contrária ao fundamentalismo religioso e vem batendo de frente contra a instrumentalização nefasta da religião na política.

14.4%

Vladimir Safatle

Um escritor e filósofo, cujas ideias valem a pena ser ouvidas.

2.1%

Tabata Amaral

Gostaria de ouvir suas opiniões sobre as possibilidades políticas reais de uma oposição ao presidente

0.7%

Débora Diniz sugerido/a/e 2 vezes

Gostaria de ouvir sua opinião sobre a situação brasileira desde a condição de exilada na atualidade. / Gostaria de ouvi-la sobre a atuação das mulheres no poder e aquelas mulheres que usam deste poder para destruir o Brasil e seu povo como as deputadas Tábata e Joice.

2.7%

Preta Ferreira

Gostaria de conhecer sua história e plataformas de luta e sua percepção sobre os dias na prisão

4.8%

Fabio Konder Comparato

Importante voz no Direito Nacional e Internacional para falar do momento atual e da Lava Jato

0%

Carlos Monteiro, da faculdade de saúde pública da USP.

Proposta sobre os "Ultraprocessados" opõem-se à atuação das indústrias de alimentos que estão afetando negativamente os ricos e diversificados sistemas agroalimentares no Brasil.

2.1%

Lúcio Flávio Pinto, Jornal Pessoal, Belém-PA

Por sua experiência, precisa ser ouvido sobre essa ameaça de invasão da mineração em terras indígenas. E sobre o saldo da mineraçào na Amazônia, em termos sociais.

2.1%

Raull Santiago, do Coletivo Papo Reto

Ler sobre sua visão sobre a atuação militar de guerrilha contra a população do complexo do alemão, no Rio

0.7%

Maria Valéria Rezende, escritora

Maria Valéria Rezende tem história de vida voltada ao social, aos excluídos e à Educação Popular. Escreve ficção, poesia, é tradutora. Participa do Movimento Mulherio das Letras.

0.7%

Marina Silva, ex candidata a presidente sugerido/a/e 2 vezes

Foi derrotada nas urnas depois de ser uma das favoritas. Mulher, negra, nortista, professora e protagonista de momentos históricos, merece uma entrevista no nível da Pública./Em tempos de desmandos e absurdos contra os povos indígenas, o meio-ambiente e o abandono com a população das florestas, saber a opinião dela.

15.1%

Cacique Raoni

Gostaria de saber mais sobre a vida e a luta desse representante dos povos indígenas.

14.4%

Sebastião Salgado

Conhecer mais em profundidade o olhar sensível e crítico sobre a natureza e meio ambiente que ele tem.

1.4%

Vereador Marquito (PSOL) de Florianópolis

Gostaria de ver a Pública entrevistar essa figura política que vem fazendo diversas ações em direção a um mandato agroecológico e de justiça social.

0%

Silvia Federici

Sobre feminismo, aborto, causas da mulher.

0.7%

Professor Peter Pál Pelbart - PUC/S.P

Sobre a atual fase do capitalismo e a guerra civil ilimitada que nos toca viver.

0.7%

Marcos Arruda

Vale a pena ouvi-lo sobre a rede internacional Ágora dos Habitantes da Terra e sua interface com o grande encontro Economia de Francisco, que ocorrerá em Assis no próximo ano.

0.7%

Juremir Machado da Silva

Gostaria de ouvir sua opinião sobre a chaga ainda presente do racismo no Brasil

1.4%

Laurentino Gomes

História da escravidão no Brasil (tomo I), lançado por ele, recentemente.

0.7%

André Trigueiro, Jornalista Ambientalista

Gostaria de ouvir mais sobre como podemos amplificar tudo que está acontecendo por aqui em nosso meio-ambiente e quais são os caminhos para frear esse desmonte ecologico

0.7%

Uyra Sodoma

Porque é uma drag monstra!! Uma pessoa periférica de Manaus que o corpo representa causas interseccionais de desigualdades e se expressa com arte em pró de justiça social.

6.8%

Nildo Ouriques

A revolução brasileira como única saída da eterna crise.

1.4%

Ricardo Galvão ex-diretor do INPE

Sobre as condições climaticas na Amazonia , aquecimento globale embate com o governo

5.5%

Comentários

    1. Oi, Iara, tudo bem?

      Muito obrigado pela sugestão. Realmente, tivemos muitas indicações neste mês. Por um lado, isso é muito legal, mas de fato deixa a votação difícil. Vamos discutir internamente possíveis modificações no sistema e comentários como o seu são muito importantes.

      Muito obrigado por apoiar a Pública.

  1. Pensemos na tática clara que visa desorientar a população, na terra plana, Jesus na goiabeira: precisamos mesmo de um bom médico psiquiatra /psicanalista para prover o Supremo de um diagnostico médico das patologias do desmonte social, para que se possa representar contra a insanidade no poder.
    Concordo com o antropologo Eduardo Viveiros de Castro quando diz que a análise política atualmente deve ser feita por psiquiatras.

  2. Sugiro entrevistarem Ailton Krenak, que se mantém uma referência para seus parentes e fiel como pensador da questão e da causa indígena a partir do olhar dos povos indígenas desde a juventude, quando proferiu antológico discurso pelos direitos e demarcação de terras na Constituinte. É respeitadíssimo pelas lideranças dos diversos povos indígenas, vivenciou com sua etnia o crime terrível da Samarco contra o Rio Doce, conhece o pensar acadêmico e o da gestão pública.

    1. Oi, Rogério, tudo bem?

      Sua sugestão é ótima. Não colocamos o nome dele na disputa porque a Pública já está produzindo um perfil sobre ele. Pode deixar que te aviso quando for publicado.

  3. Sugiro entrevistarem Ailtona Krenak, que se mantém uma referência para seus parentes e fiel como pensador da questão e da causa indígena a partir do olhar dos povos indígenas desde a juventude, quando proferiu antológico discurso pelos direitos e demarcação de terras na Constituinte. É respeitadíssimo pelas lideranças dos diversos povos indígenas, vivenciou com sua etnia o crime terrível da Samarco contra o Rio Doce, conhece o pensar acadêmico e o da gestão pública.

  4. Sugeri o nome do jornalista, professor e escritor, Juremir Machado da Silva. Seus mais recentes trabalhos tratam da discriminação e das atrocidades cometidas historicamente contra os negros, de que forma a imprensa tratou o processo de “abolição da escravatura”, em 1888, e de que forma a chaga do racismo acabou moldando um Brasil desigual.

  5. Tenho uma sugestão: eu escrevi um texto muito grande e tive que ficar diminuindo aos poucos porque não sabia qual era limite de caracteres. Acho que facilitaria colocar qual é o limite de palavras/caracteres.

  6. Além de ser uma das mais respeitadas vozes na discussão que se trava hoje sobre ambiente e clima, Carlos Nobre articula muito bem os aspectos políticos e econômicos envolvidos nesse campo.

  7. Olá,

    Minha sugestão de nome pra entrevista é o Ailton Krenak!

    ha 30, 31 anos ele foi um grande responsável pela inserção dos indígenas na Constituição de 88, com uma performance memorável no congresso!
    A luta seguiu firme e ele com uma visão precisa e clara de quem é e de quem são os povos indigenas deste lugar… Gostaria muito ouvir mais da sua lúcida Fala boa sobre esse devir presente!

    1. Caetano, tudo bem?

      Muito legal abrir o debate aqui. Só não esqueça também de enviar sua sugestão no campo acima. Caso precise de alguma ajuda, estou à disposição.

        1. No início da página havia dois campos para você enviar. De toda forma, outra pessoa indicou o Ailton Krenak. No entanto, ele não entrou na lista porque já vamos publicar um perfil sobre ele.

          Pode deixar que te aviso quando for publicado!

Deixe um comentário