#8 – Quem você quer que a Pública entreviste sobre coronavírus?

Voting has ended.

Este mês, vamos fazer uma edição especial temática da Entrevista dos Aliados sobre coronavírus. A nova pandemia é mais um desafio que o Brasil vai enfrentar esse ano, tanto em termos de saúde pública, quanto em termos econômicos, políticos e sociais. Por isso, queremos sua opinião: quem você quer que a Pública entreviste sobre o novo coronavírus?

O tema é urgente e as informações de qualidade são essenciais, então, dessa vez, as etapas da enquete serão mais curtas.

Já estamos na segunda etapa, em que todos os aliados podem votar para escolher quem a Pública deve entrevistar. A votação vai até domingo, 22 de março, às 23h59.

Participe!

Apenas aliados podem votar.

Manoel de Almeida Ribeiro, médico

Médico epidemiologista e professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

1.8%

Dráuzio Varella, médico (sugerido 3 vezes)

Médico oncologista, sério e experiente que recentemente foi alvo de ataques absurdos, gostaria de ouvi-lo sobre o tema e as quebras de paradigmas a que tudo isto já está levando.

12.6%

Atila Iamarino, biólogo (sugerido 5 vezes)

O Atila é pós-doutor em virologia e tem feito um incessante trabalho de divulgação de informações confiáveis sobre a pandemia nas redes sociais.

14.4%

Paulo Saldiva, médico patologista (sugerido 2 vezes)

Pesquisador e professor titular do Departamento de Patologia da USP. As nossas cidades estão preparadas para enfrentar a pandemia do Covid-19? Seremos ilhas urbanas?

1.8%

Expedito Luna, médico do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP

Médico epidemiologista equilibrado, não partidário e fora dos holofotes.

0%

Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde (sugerido 3 vezes)

Gostaria de saber o que o ministro do atual governo está implementando para conter a epidemia de coronavírus e salvar a vida de idosos e pessoas mais frágeis

5.4%

Edison Luiz Durigon, pesquisador em Virologia professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP

Gostaria de saber mais sobre a pesquisa que está sendo realizada sobre o coronavírus nos laboratórios da USP.

1.8%

Arthur Chioro, médico e ex-Ministro da Saúde

Professor do Departamento de Medicina Preventiva UNIFESP, Ex ministro da Saúde governo Dilma. Médico e gestor com larga experiência em saúde pública e pandemias.

7.2%

Margareth Dalcolmo, médica pneumologista da Fiocruz (sugerido 4 vezes)

Tem uma entrevista dela que é exemplar: alerta sem alarmismos sobre o risco da doença e sobre a importância do isolamento social como a medida mais segura para frear a pandemia. Seria interessante poder aprofundar algumas questões com ela.

34.2%

Luís Fernando Tófoli, médico psiquiatra.

Professor na UNICAMP e pesquisador sobre políticas de drogas. Tofoli, junto com Atila Iamarino, está fazendo um bom trabalho de divulgação científica nas redes sobre a pandemia.

0%

Marco Akerman, médico e Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP

Como a política de saúde lida com o vírus? O que ele exige do SUS? Virá a seguir um novo lugar para o SUS?

0.9%

Jan Walter Stegmann, médico infectologista de Londrina/PR

Opinião de profissionais que atuam fora das capitais, mas podem avaliar os riscos da expansão do vírus em cidades de porte médio.

0.9%

Regina Ungerer, médica e coordenadora da rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial da Saúde

O que a OMS alerta sobre uso de máscaras sem o devido cuidado ou sem o conhecimento sobre a possibilidade de contaminação pelo manuseio ou reutilização após as refeições.

1.8%

Rivaldo Venâncio, médico e coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz.

Em conversa recente, ele conta como o instituto se preparou para a guerra contra o coronavírus. Ou outro profissional que defenda o SUS e a importância dele para se enfrentar pandemias.

1.8%

Lair Ribeiro, médico e escritor

Médico experiente, de atitudes fora da caixa e corajoso para falar.

0%

Luiz Alberto Oliveira, físico e curador do Museu do Amanhã

Gostaria de ouvi-lo a respeito do tema: antropoceno e pandemia.

0.9%

Sidarta Ribeiro, neurocientista, escritor e diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ouvi-lo sobre o coronavírus ser um sintoma imunológico da natureza ao modo de produção imposto pelo mercado há mais de um século. E a relação entre o desconhecido e o sonho.

3.6%

Eliana Sousa Silva, diretora da ONG Redes da Maré e pesquisadora em segurança pública

Gostaria de ouvir sua opinião sobre como as comunidades populares serão afetadas pelo vírus e o que pode ser feito para mitigar seus danos

9%

Paulo Ghiraldelli, filósofo

Penso que a opinião de um filósofo com uma análise política do assunto seja pertinente.

1.8%

John Casti, PhD em matemática e escritor

Comentar sua perspectiva e estudos sobre estes tipos de eventos. Pandemia + Crise Financeira.

0%
4 comentários
  1. Luis Cesar
    Luis Cesar
    20/03/2020 at 01:16

    Parabéns pela iniciativa de deixar a escolha com o público. Sou um recém chegado na Pública e logo entrarei para a equipe constante de apoiadores. No entanto, não consigo escolher minha opção(Atila Marino). Está acontecendo algum erro.

    • Giulia Afiune
      Giulia Afiune • Post Author •
      20/03/2020 at 14:51

      Oi, Luis! Obrigada! Te mandei um email sobre esse problema. Vamos trabalhar pra resolvê-lo logo pra você conseguir votar!

  2. beameira
    beameira
    19/03/2020 at 18:25

    Gente esta pesquisa super democrática vai sempre acabar elegendo o mais midiático dos candidatos. Não seria melhor vocês escolherem alguém que vocês acham que pode trazer uma nova visando sobre o tema, partir das nossas sugestões?

    • Giulia Afiune
      Giulia Afiune • Post Author •
      19/03/2020 at 19:36

      Oi, Beá, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário! Entendo o seu ponto.
      Enquanto a gente dá prioridade pra fazer a entrevista com uma das pessoas mais votadas, muitas vezes entramos em contato com as outras pessoas que vocês sugerem quando estamos fazendo outras pautas. Então as sugestões acabam entrando na nossa cobertura, de uma forma ou de outra. De qualquer jeito, estamos sempre pensando em novas propostas pro Programa de Aliados, então sugestões como a sua são muito bem-vindas!

Deixe seu comentário