Homepage FAQ

Tire suas dúvidas sobre o Programa de Aliados

Caso você tenha outras perguntas, escreva para aliados@apublica.org.


O que é o Programa de Aliados?

Criado em 2019, o Programa de Aliados convida os leitores que admiram a Pública a fazerem doações mensais ou anuais que ajudam a financiar nosso trabalho. Cada doação é valiosa para nós, independente do valor. Nós contamos com essas contribuições recorrentes para sustentar nosso trabalho e planejar investimentos em jornalismo investigativo de qualidade.

Como as reportagens da Pública são livres e abertas a todos, elas não ficam restritas só para quem paga. É por isso que os Aliados não são assinantes, e sim, membros de uma comunidade que ajuda a Pública a existir. Mas eles também também recebem alguns benefícios exclusivos. Afinal, eles merecem.


O que vocês fazem com o dinheiro arrecadado?

As contribuições dos Aliados fortalecem a Pública. O valor arrecadado é usado para financiar empreitadas jornalísticas criativas e inovadoras, investir na contratação de profissionais, comprar equipamentos e bancar os custos do Programa de Aliados. Nosso podcast Pauta Pública, por exemplo, é financiado com recursos doados pelos Aliados.

A Agência Pública é um veículo sem fins lucrativos; nossos custos são bancados em parte pelo público e em parte por doações de fundações nacionais e internacionais. Queremos que o nosso jornalismo seja cada vez mais financiado pelos leitores, pois é a eles e a elas que devemos nossa lealdade completa quando contamos uma história. Nosso compromisso é 100% com o interesse público (daí vem, inclusive, nosso nome).


Quais métodos de pagamento vocês aceitam?

No momento, o Programa de Aliados aceita doações feitas com cartão de crédito ou boleto bancário. Aliados que moram foram do Brasil podem pagar com cartão de crédito internacional, porém nós precisamos fazer a assinatura nesse caso. Por favor, envie um email para aliados@apublica.org se você estiver fora do Brasil.

Você também pode fazer uma doação única usando o Pix, o PayPal ou o PagSeguro.


Posso cancelar a qualquer momento?

Sim. Nós contamos com as doações recorrentes dos Aliados para garantir a saúde financeira da Pública, mas o Programa de Aliados é completamente voluntário. Você pode cancelar sua participação a qualquer momento enviando um email para aliados@apublica.org.


Moro fora do Brasil e quero ser Aliado. Como faço?

Nós aceitamos doações de todos os países e temos Aliados no mundo todo! Se você está fora do Brasil, nós precisamos fazer a sua assinatura para você. Envie um email para aliados@apublica.org informando o plano que você quer, seu nome completo, CPF e endereço. Nós vamos te responder com as orientações para o pagamento, que pode ser feito com cartão de crédito internacional.