#12 – Quem a Pública deve entrevistar?

Votação encerrada.

Está na hora de escolher quem a Pública vai entrevistar na última Entrevista dos Aliados do ano!

2020 foi um ano intenso e difícil, marcado pelas diversas crises decorrentes da pandemia, pela morte de mais de 170 mil brasileiros pela Covid-19, por atos antidemocráticos, por casos emblemáticos de violência contra mulheres e pessoas negras, por incêndios sem precedentes na Amazônia e no Pantanal e por uma eleição municipal completamente atípica e extremamente violenta. Enquanto nos preparamos para 2021, vislumbramos uma série de desafios no horizonte, incluindo a corrida pelas vacinas, a retomada das aulas presenciais e a recuperação da economia.

Para entender melhor esses e outros assuntos, te convidamos para escolher quem deve ser entrevistado na última Entrevista dos Aliados do ano. Você tem até domingo, 6 de dezembro, às 23h59 para votar. Participe!

Caso tenha algum problema para votar, envie um email para aliados@apublica.org que nós iremos te ajudar a resolvê-lo. Nas votações da Pública, todo mundo tem voz.

Apenas Aliados podem votar.

Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz

Primeira presidente mulher da Fiocruz em 120 anos de história, lidera as ações de uma das principais instituições científicas brasileiras no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

11.4%

Jessé Souza

Pelos cargos que ocupou e pelo conhecimento do Brasil que tem, entendo que ele pode mostrar com clareza as opções que temos em termos de futuro.

4.9%

Mandato coletivo

Alguns grupos com mandato coletivo foram eleitos país afora, acho que vale a pena entrevistar um deles.

3.3%

Guilherme Boulos sugerido/a/e 3 vezes

Quero saber sobre união de esquerdas no cenário politico nacional, o caminho da campanha, sobre como ele reagiu a covid-19.

12.2%

Monica de Bolle, Economista

Pessoa com muito conhecimento, que transita entre áreas e não se enquadra em caixinhas tradicionais. Uma delícia ouvi-la, sempre aprendemos!

2.4%

Luana Alves, coordenadora da rede Emancipa, eleita vereadora municipal em 2020

Ela representa o feminismo negro, a juventude da periferia e tem uma ampla experiência, apesar da pouca idade, em movimentos sociais e na defesa do SUS. Eleita vereadora pelo PSOL.

3.3%

Maria Valéria Rezende

Gostaria de ouvir a escritora contar sua trajetória durante a resistência à ditadura, sua atuação com as comunidades mais carentes e sua vivÊncia como escritora premiada.

0.8%

Bruno Lima Rocha (blog Estratégia e Análise)

Formado em jornalismo pela UFRJ, mestre e doutor em ciência política pela UFRGS. Iniciou sua vida política ainda secundarista, em 1988. Concentra seu trabalho nas áreas de movimentos populares, organizações políticas, análise estratégica, estudos dos órgãos de inteligência e economia política da comunicação. Gostaria de ouvir do professor e analista sobre a situação de endividamento dos municípios com a união, as consequências para os munícipes e ser. públicos e alternativas possíveis.

0.8%

Prof. Fernando Fernandez, Universidade Federal do Paraná, ecólogo.

Nesse tempo de capitalismo desenfreado e destruição ambiental, urge ouvir o ecólogo sobre "crescimento sustentável", a falácia do século, e seus aspectos no Brasil de hoje.

1.6%

Zélia Amador de Deus, artista, militante do movimento negro e professora universitária

A primeira docente negra e a segunda da área de artes a receber o título de professora Emérita da Universidade Federal do Pará, pode falar sobra a violência contra mulheres negras.

0.8%

Conceição Evaristo

Porque é uma das principais escritoras negras do Brasil

6.5%

Sabrina Fernandes, do canal do Youtube "Tese Onze"

Por ser uma pessoa que tem uma visão de um mundo possível no futuro que é muito necessária de ser ouvida por mais pessoas e por fazer ótimas críticas à esquerda brasileira.

1.6%

Daniel Tojeira Cara, cientista político ligado à temática da Educação

Gostaria de saber como ele pensa que se dará o retorno às aulas presencias na educação básica e se as(os) professoras(es) não sairão ainda mais desprestigiadas(os) após a pandemia.

0.8%

Luiza Erundina

Pelo seu papel de luta e resistência todos esses anos.

25.2%

Carolina Ricardo, Diretora-Executiva da ONG Sou da Paz

Falar sobre o efeito das políticas armamentistas do governo Bolsonaro e sobre o estímulo de governos e de setores da sociedade à violência policial e privda (seguranças).

1.6%

Boaventura de Sousa Santos, economista

Grande economista e extremamente envolvido nos problemas sociais.

1.6%

Sonia Guajajara

Os povos originários, guardiões da natureza estão sendo deliberadamente destruídos. Deter a destruição em curso só poderá ocorrer com a participação dos indígenas.

4.1%

Tainá de Paula - arquiteta e urbanista. Vereadora eleita no Rio de Janeiro

Ela pode falar sobre os desafios para uma mulher negra ser Vereadora na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

1.6%

Gregorio Duvivier, ator

Todos estes temas foram abordados por ele em seu programa semanal, além do que é sempre uma delícia ouvi-lo.

1.6%

Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida

A Auditoria Cidadã é uma entidade sem fins lucrativos e apartidária composta por membros da sociedade civil, que lutam pela Auditoria Integral da Dívida Pública com participação popular. Em 2020, a ACD está completando 20 anos de existência e resistência, e creio que esta entrevista seria uma justa homenagem e um ótimo presente para a sociedade brasileira!

13.8%

Comentários

  1. Infelizmente não consegui votar. O site é tão seguro que vem com meu nome, email etc. e não libera pra votar. Mas não tem problema. Segue a vida.

  2. Minha sugestão de entrevista é o Dr. Guido Carlos Levi, infectologista, que tem um excelente trabalho relacionado à recusa de grupos e pessoas em receber vacinas. É tema importante que traz de volta doenças já erradicadas, além de estar inserido no contexto atual da “campanha antecipada de Doria e Bolsonaro ” para a eleição presidencial de 2022.

    1. Olá, Jorge, como vai? Ótima sugestão de entrevista e um tema importantíssimo! O prazo para enviar sugestões acabou na quarta, mas vamos guardar sua sugestão para a próxima enquete da Entrevista dos Aliados. Obrigada por participar!

    1. Oi, Maria Beatriz, tudo bem?

      Nós fizemos uma entrevista exclusiva com o Lula, você chegou a ver? Aqui vai o link: https://apublica.org/2019/10/lula-esse-discurso-das-hienas-nao-foi-feito-pra-voces-foi-feito-pros-milicianos-dele/

      Além disso, cobrimos extensivamente a Lava Jato e suas relações com o FBI: https://apublica.org/2020/07/o-fbi-e-a-lava-jato/

      Todos os nomes que estão na lista foram sugeridos por Aliados como você, não pela Pública. Nós fazemos uma pequena triagem só para tirar nomes de pessoas que foram entrevistadas recentemente porque é sempre bom ouvirmos vozes diversas. Tenho certeza que todas as pessoas que estão na lista têm muito a nos ensinar!

  3. Gostaria de sugerir entrevista com Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD). A Auditoria Cidadã é uma entidade sem fins lucrativos e apartidária composta por membros da sociedade civil, que lutam pela Auditoria Integral da Dívida Pública com participação popular. A ACD analisa e divulga os dados acerca da dívida pública brasileira a partir de fontes oficiais (TCU, Banco Central e outros), e revela as graves consequências que o Sistema da Dívida traz para a economia, com perdas de direitos sociais, trabalhistas, previdenciários etc. Este ano, a pandemia tem servido para “justificar” um pacote de medidas, bem como Projetos de Lei e Emendas Constitucionais, que estão acelerando o processo de concentração de renda e desigualdade social, pauperização do povo, falências de pequenas e médias empresas, exploração predatória da biodiversidade brasileira, privatizações, inflação etc. E, em 2020, a ACD está completando 20 anos de existência e resistência, e creio que esta entrevista seria uma justa homenagem e um ótimo presente para a sociedade brasileira!

  4. Minha sugestão é Gregorio Duvivier. Todos estes temas foram abordados por ele em seu programa semanal, além do que é sempre uma delícia ouvi -lo… ( já votei uma vez, mas não recebi a confirmação da msg)

Deixe um comentário