#18 – Quem a Pública deve entrevistar no mês do orgulho LGBTQIA+?

Votação encerrada.

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e decidimos convidar nossos Aliados para pautar quem devemos entrevistar sobre os diversos temas que dizem respeito a essa população.

Começamos com um chamado geral: todos os Aliados com assinaturas ativas puderam sugerir nomes de pessoas para falar sobre temáticas LGBTQIA+, como, por exemplo, representatividade na política, violência e assassinatos de pessoas LGBTQIA+, direito à saúde, direito à família, bullying em escolas e espaços de trabalho, entre outros — afinal, praticamente qualquer assunto pode ser tratado com um enfoque na população LGBTQIA+.

Agora estamos na segunda etapa, então você tem até a próxima segunda-feira, 13 de junho, às 23h59, para votar. Depois, agendaremos uma entrevista com um dos nomes mais votados e você poderá enviar suas perguntas para a pessoa entrevistada. Participe!

Se tiver qualquer problema para participar, escreva para aliados@apublica.org. Se quiser conferir as edições anteriores das Entrevistas dos Aliados, clique aqui.

Apenas Aliados podem votar.

Rita von Hunty, drag queen, professora e youtuber sugerido/a/e 5 vezes

Figura imprescindível nesse tema, a drag queen Rita Von Hunty divulga vídeos riquíssimos sobre temas como homofobia e justiça social como ninguém. Ela mudou muitos conceitos que eu tinha sobre a comunidade LGBTQIA+, capitalismo e a falácia da meritocracia. Além disso, o cancelamento não é uma forma democrática de manifestação.

17.7%

Benny Briolly, vereadora em Niterói (RJ)) sugerido/a/e 2 vezes

Nome importante na política e na luta, foi a primeira vereadora trans eleita no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, é importante dar o máximo de visibilidade aos ataques que ela sofreu na Assemble Legislativa do Estado.

4.4%

Pabllo Vittar, cantora

Pela importância na representatividade LGBTQIAP+, pelo recente evento envolvendo a tentativa de censura no festival de música e pelo cenário político atual.

2.7%

Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte

Uma governadora lésbica que, pelo que entendo, sofre muita repressão por isso.

27.4%

Lucas Liedke & André Alves, do podcast Float Vibes

São dois psicanalistas, homens gays, que abordam temas muito poderosos e reflexivos tanto no Instagram quanto no podcast.

2.7%

Gustavo Mendes, humorista

Além de um ótimo comediante, é um militante progressista!

0%

Thiago Amparo, advogado

Professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP, ele tem muito a falar sobre interseccionalidade.

3.5%

Sara Wagner York, educadora sugerido/a/e 2 vezes

Sara Wagner York é travesti, educadora, doutoranda em educação, defensora dos direitos humanos, âncora do "Programa de Travesti" do Brasil 247, e articuladora da ANTRA.

4.4%

Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia

É professor aposentado de antropologia na UFBA e um veterano defensor dos direitos dos LGBTQIA+. Denuncia há muitos anos e sistematicamente, com dados impressionantes, os assassinatos dessa população no Brasil.

2.7%

David Miranda, deputado federal

O jornalista e deputado federal é voz atuante pela causa LGBTQIA+ no Congresso.

1.8%

João Silvério Trevisan, escritor

Por sua experiência de vida, sua luta, sua literatura, que nos traz um panorama da realidade de pessoas LGBTQIA+ no país e no mundo.

6.2%

Duda Salabert, vereadora em Belo Horizonte (MG)

Duda Salabert por ser uma vereadora trans, eleita com o maior de número de votos na história capital mineira, além de professora, e porque tem defendido pautas importantes.

7.1%

Senhorita Bira, estudante

Bira tem muito conteúdo e de qualidade, com pouquíssima visibilidade perto do que contribui. Por também ser negra, amplificar sua voz é medida mais que necessária.

2.7%

Jean Wyllys, professor universitário e político brasileiro sugerido/a/e 2 vezes

Porque ele foi um dos primeiros deputados a defender abertamente os direitos dos LGBTQIA+, pelo seu histórico de representatividade no Congresso e pelo discurso bem articulado.

6.2%

Paul B. Preciado, filósofo

Filósofo trans espanhol, um dos expoentes da Teoria Queer. Pela visibilidade das transmasculinidades.

1.8%

Liniker, cantora

Voz importante que precisa ser ouvida

0.9%

Evandro Manchini, ator

Ator e homem gay que vive com HIV

0%

Carolina Iara, co-vereadora em São Paulo (SP)

CoVereadora de SP, negra, mulher intersexo, travesti, e vive com HIV.

2.7%

Paula Beatriz de Souza Cruz, professora

Primeira diretora trans de uma escola pública no Brasil

1.8%

Erica Malunguinho, deputada estadual

Ótima referência na interseção de questões de gênero e de raça.

3.5%

Comentários

  1. Seria demais se a Pública conseguisse viabilizar um debate, mesmo que online, com a algumas dessas pessoas selecionadas! Cada uma melhor que a outra! Até gerei um PDF dessa lista, pra guardar como referência!

  2. Jean Wyllys, pelo seu histórico de representatividade no Congresso e pelo discurso bem articulado.
    Erica Malunguinho, ótima referência na interseção de questões de gênero e de raça.

Deixe um comentário